icone-Suporte

Suporte

Suporte Globalsat em espanhol, português e inglês.

icone-Manutenção

Manutenção

Centro De Serviços De Reparo Inmarsat E Iridium.

icone-Integrações

Integrações

Soluções totalmente integrativas

fale conosco
Voltar

IoT para monitoramento de colmeias

O Brasil se destaca como uma das maiores potências produtivas de mel orgânico do mundo, em especial a região nordeste por apresentar baixa contaminação por pesticidas, resíduos antibióticos e grande presença de vegetação nativa. (VIDAL, 2021)

Segundo dados da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA 2019) a predominância de apicultores de pequeno porte é evidente, aproximadamente 60% da produção nacional se concentra em produtores de 1 a 200 colmeias produtivas.

Com o avanço da agricultura de precisão, novas tecnologias vêm surgindo para aumentar ainda mais a produtividade de um setor que só cresce no Brasil, em especial, sistemas de monitoramento IoT vem chamando atenção, pela fácil instalação e precisão nos dados gerados.

Hoje existem equipamentos de monitoramento via satélite que entregam dados diários como a qualidade do ar, níveis de água e até a possibilidade de instalar uma pequena estação meteorológica para monitoramento de temperatura, umidade, pressão, velocidade e direção do vento, além de outras possibilidades.

O mercado de apicultores também conta com equipamentos de precisão, a tecnologia permite o monitoramento de diversos fatores que são essenciais para a análise de produtividade de manutenção preditiva.

Com ele é possível monitorar 6 variáveis:

  • Temperatura da colmeia
  • Umidade
  • Qualidade do ar
  • Peso
  • Temperatura (abaixo da colmeia)
  • Umidade (abaixo da colmeia)

 A análise detalhada desses fatores pode antecipar situações que levem a redução ou até perda total da produção devido ao abandono da colmeia por fatores como temperatura acima dos 35º ou mudanças inesperadas de peso por alguma eventualidade.

Além de trazer dados detalhados sobre a produção, o equipamento de monitoramento via satélite auxilia na economia de custos e tempo, considerando que o deslocamento até as colmeias é longo e muitas vezes em áreas remotas, evitando que a equipe fique se deslocando sem necessidade e reduzindo o estresse da colméia pela abertura desnecessária.

O uso de sistemas eletrônicos para monitoramento de colmeias na apicultura é algo recente, iniciado a mais ou menos 10 anos, de lá para cá o interesse vem aumentando. Apicultores que não contam com esse tipo de suporte, tem uma visão superficial do que está acontecendo, permitindo que mudanças inesperadas ocorram e não seja identificada a origem do problema, aumentando o tempo para a tomada de decisão e prolongamento de custos.

O objetivo dessa solução é usar a inteligência computacional e a internet via satélite para reduzir perdas em colmeias por meio de informações e dados monitorados que podem criar alertas e sugerir melhorias preventivas como orientações de manutenção e mudanças inesperadas.

 A Globalsat Brasil é líder em comunicação via satélite, convido você a conhecer mais sobre nossas soluções em nosso site ou entrar em contato conosco em nossos canais de atendimento.

 Acesse o site para ver mais informações: https://www.globalsat.com.br/home