Nossa equipe assim como nossos fornecedores buscam diminuir as barreiras físicas em pró de uma comunicação rápida, eficiente e segura. Recentemente, nossos fornecedores desenvolveram uma nova solução para o envio de vídeos online utilizando um drone e um terminal BGAN. Esse novo recurso está expandindo as utilizações de um drone, tornando certos trabalhos mais seguros e menos dispendioso.
Drones são robôs controlados a distância que tem se tornado bastante popular na industria audiovisual, isso pois são portáteis, leves e de fácil controle, possibilitando a jornalistas, por exemplo, filmar de forma segura conflitos ou situações de risco.
Até o momento, no entanto, o envio desses videos via internet era feito apenas após o drone retornar ao controlador para que então a filmagem pudesse ser enviada via internet. Embora esse processo fosse funcional, ele era demorado e limitava as aplicações dessa tecnologia em certos setores.
A nova proposta desenvolvida pela Inmarsat em parceria com a Parrot possibilita o envio simultâneo do video enquanto o drone continua no ar, expandindo as opções de uso de um drone.
Igor Falção, diretor comercial da Globalsat Brasil, afirma que diretores e técnicos de empresas nas áreas de energia, gás, óleo, petróleo, mineração, mídia e outras deveriam se atentar às novas tecnologias para poupar recursos e tornar certos trabalhos mais seguro.
O envio de técnicos via helicóptero para checagem de dutos e fios, além de muito dispendioso, é sobretudo arriscado. Durante esse processo, caso alguma falha aconteça, seja ela mecânica, humana ou adversidade natural, os riscos tanto de uma perda material como a de um funcionário podem colocar a empresa em uma situação indesejável.
A utilização de robôs para mediar situações de risco tem se tornado cada vez mais comum, pela evolução e barateamento da mesma. Nesse sentido, o recurso de filmagem via drone com transmissão online se demonstra um recurso mais barato e seguro que métodos tradicionais.
As aplicações dessa ferramenta são diversas. Algumas dessas aplicações incluem:
Tudo isso sem a necessidade de gastos como a locação de um helicóptero e deslocamento de pessoal especializado.
Essa solução conta com a utilização de um drone que possui uma camera de alta resolução. O drone, por sua vez, é controlado pelo usuário por meio de um controle. Este controle estará conectado a um encoder/decoder que transmitirá os dados a um terminal BGAN que disseminará essas informações via satélite. Segue abaixo um diagrama.
A equipe Globalsat já disponibiliza essa solução. Caso você tenha alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com nossa equipe.
Equipe Globalsat do Brasil
Autor