Globalsat Group, Inmarsat e Cobham assinam um contrato plurianual para fornecer à Rumo comunicações via satélite em toda a rede ferroviária brasileira

A maior operadora de logística ferroviária do Brasil usa conectividade móvel por satélite para aumentar a velocidade de entrega e melhorar a saúde e a segurança das operações

Da esquerda para a direita: Kristian Brehm, diretor sênior Cobham, Rupert Pearce, CEO Inmarsat, Igor Falcao, chefe da Globalsat do Brasil e vice-presidente sênior de vendas do Grupo Globalsat.

 

Em 23 de janeiro de 2020, o Grupo Globalsat, por meio de sua afiliada brasileira Globalsat do Brasil, assinou um contrato plurianual com a Rumo SA, maior empresa de transporte e logística da América Latina.

Em uma negociação que permitiu uma alteração significativa no funcionamento da infraestrutura ferroviária brasileira da Rumo, o Grupo Globalsat forneceu uma solução para usar a conectividade via satélite do Inmarsat, líder mundial em aplicativos móveis abertos por satélite e os terminais de conectividade da Cobham.

Essa solução conecta os trens de carga da Rumo, uma velocidade de movimento que pode ser transportada pelo país e melhor segurança dos trens, veículos e pessoas que operam.

A Rumo é responsável por gerenciar 14.000 km de ferrovias no Brasil e o projeto iniciado a 2.000 km da Ferrovia do Norte, que conecta seis estados-chave ao Porto de Santos. Como a maioria dos trilhos passa por áreas remotas com cobertura de rede não confiável ou inexistente, os maquinistas, engenheiros ferroviários e gerentes de transporte não têm como se comunicar efetivamente.

Como resultado, os maquinistas não recebem atualizações de tráfego ao vivo e os trens não podem seguir uma viagem até receber atualizações do centro de controle. Isso causa longos atrasos nos trens e cria uma variedade de desafios logísticos, além de aumentar os custos operacionais.

A primeira etapa do projeto utilizado no início de 2020 e exibir o Globalsat Group equipando 300 trens de carga que operam nesta seção da ferrovia com terminais Cobham EXPLORER 325 Broadband Global Area Network (BGAN), EXPLORER Mobile Gateways e o serviço PRISM PTT +, fornecendo conectividade ininterrupta, mesmo nas áreas mais isoladas sem cobertura móvel.

Isso permitirá o rastreamento preciso em tempo real de cada composição, bem como a comunicação confiável de voz e dados entre maquinistas, equipes de manutenção e centros de controle regionais. A intenção da estrutura é ver 1.600 locomotivas equipadas com uma conectividade BGAN altamente confiável, garantindo uma rede ferroviária eficiente, rentável e segura.

Igor Falcão, Diretor da Globalsat do Brasil e Vice-Presidente Sênior de Vendas do Globalsat Group, declarou:

“No Brasil, o transporte ferroviário é o canal de transporte mais importante para muitos setores como agricultura, commodities, florestal e bens de consumo. Uma rede mais eficiente significará portanto uma economia mais forte. A rede ferroviária da Rumo é a única que conecta o estado central de Mato Grosso a Santos, o maior porto da América Latina. As melhorias de conectividade trazidas pelas comunicações móveis via satélite melhorarão as operações da Rumo, tornando o transporte ferroviário uma proposta de transporte mais confiável e eficaz na qual a economia brasileira poderá depender”.

 

Alberto Palacios, CEO do Globalsat Group, disse: 

“Nossa solução está pronta para transformar a maneira como a Rumo opera, fornecendo uma visibilidade muito maior de seus ativos e infraestrutura, além de reduzir seus custos. O Globalsat Group desenvolveu uma solução atraente para operadores de rede ferroviária e logística que trabalham em regiões remotas da América do Sul, e estamos muito satisfeitos por trabalhar neste projeto integral com a Rumo, a maior empresa de transporte e logística do Brasil”.

 

Mike Carter, presidente da Inmarsat Enterprise acrescentou: 

“A Inmarsat tem orgulho de ajudar a viabilizar, juntamente com nossos parceiros Globalsat Group e Cobham, esse projeto no Brasil, um país no qual temos uma longa história de trabalho. Uma conectividade forte e consistente é essencial para o crescimento contínuo das organizações em todo o país e o satélite está habilitando muitos projetos de infraestrutura, levando os ganhos de produtividade e eficiência ao próximo nível”.

 

Henrik Nørrelykke, Vice Presidente de Vendas Globais & Marketing (área Terrestre) da Cobham SATCOM, disse:

“Estamos entusiasmados por trabalhar com a Inmarsat e o Globalsat Group para levar nossos terminais EXPLORER e serviço PRISM PTT+ para o setor ferroviário no Brasil. Este é um ótimo passo para expandir ainda mais a distribuição dos nossos serviços EXPLORER Push-To-Talk globalmente. Com um contrato de cinco anos para o nosso serviço gerenciado PRISM PTT+, será garantida à Rumo uma conectividade de alta velocidade e comunicações de voz ininterruptas em todas as suas operações. Isso melhorará bastante sua segurança e eficiência e fornecerá os dados necessários para a otimização operacional”.

 

Sobre a Inmarsat

A Inmarsat é a fornecedora líder mundial de comunicações globais móveis via satélite. Desde 1979, Inmarsat fornece comunicação confiável de voz e dados em alta velocidade para governos, empresas e outras organizações, com uma gama de serviços que podem ser usados na terra, no mar ou no ar.

A Inmarsat opera no mundo inteiro, com presença nos principais portos e centros de comércio em todos os continentes. A Inmarsat está listada na Bolsa de Valores de Londres (ISAT.L). Para obter mais informações, acesse www.inmarsat.com. O comunicado de imprensa e atualizações corporativas da Inmarsat estão disponíveis em @InmarsatGlobal.

 

Sobre a Inmarsat Enterprise

A Inmarsat Enterprise está focada no fornecimento de soluções de conectividade via satélite e IIoT para empresas terrestres, operando globalmente em um conjunto diversificado de setores, incluindo agricultura, ajuda e ONG, energia, mídia, mineração e transporte.

 

Sobre a Globalsat Group

Fundado em 1999, o Globalsat Group é o primeiro consórcio panamericano de Serviços Móveis por Satélite (Mobile Satellite Service - MSS) e um provedor líder no desenvolvimento de software e hardware de voz, dados, M2M/IoT, em todo o hemisfério ocidental, com escritórios na área continental dos Estados Unidos e na Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico e México, além de distribuidores nas cidades mais importantes da região.

De maneira contínua e eficiente, as soluções terrestres, marítimas e aeronáuticas da Globalsat fornecem comunicações de missão crítica a milhares de clientes em setores como energia, governo, defesa, mídia, mineração, bancos, agricultura, ONGs e turismo, entre outros.

O Globalsat Group foi homenageado com o “Prêmio Top de Mobilidade Terrestre por Satélite” pela MSUA (Associação de Usuários de Serviços Móveis por Satélite) e também foi considerada “Empresa de Comunicações por Satélite do Ano na América Latina” por dois anos consecutivos pela altamente reconhecida empresa de consultoria internacional Frost & Sullivan. Recentemente, o Globalsat Group tem se destacado por sua afiliada Globalsat do Brasil como uma empresa líder na ACIL GPTW.

 

Sobre a Cobham SATCOM

Fornecemos comunicações acessíveis e acesso à Internet em qualquer lugar, nas condições mais exigentes. Nossos terminais de comunicação via satélite e rádio atuam em ambientes mais desafiadores e remotos no terreno, sem mar e sem ar. Projetos e fabricação de produtos de alto desempenho sob marcas como AVIATOR, EXPLORER, SAILOR e SeaTel, oferecendo aos clientes excelente desempenho, valor e suporte por meio da nossa rede global de vendas e serviços.

 

Outras informações 

Robin Campbell-Burt / Connor O'Keefe Spreckley 

+44 (0) 20 7388 9988 

inmarsat@spreckley.co.uk 

 

Inmarsat

Jonathan Sinnatt 

Comunicações corporativas

+44 (0) 20 7728 1935/1492

jonathan.sinnatt@inmarsat.com

 

Inmarsat Enterprise

James Grisbrook

Diretor de Marketing e Comunicações

+44 (0) 7872 158548

james.grisbrook@inmarsat.com

 

Grupo Globalsat

Silvina Graziadio

Diretor de Marketing

+15614199856

silvina.graziadio@globalsat.com

 

Cobham SATCOM

Kristian Brehm

Diretor de Vendas Sr., Global Land Mobile

+45 3955 8626

kristian.brehm@cobham.com


Equipe Globalsat do Brasil
Equipe Globalsat do Brasil

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.